segunda-feira, 25 de junho de 2012

TRABALHANDO VALORES NA SALA DE LEITURA


 Trabalhei o texto abaixo na sala de leitura com alunos do 4° e 5°. Objetivo trabalhar a questão de valores, assunto tão esquecido pela nossa sociedade.
                            


                  PRECISAMOS AMAR MAIS!
Ontem eu respondi a minha mãe, desobedeci ao meu pai, não dei benção ao meu avô.
 Ontem minha amiga e meu amigo vieram me visitar, disseram que estavam com saudades, mas eu; não dei a mínima para eles. Briguei com o meu irmão, chutei meu cachorro, ofendi meus amigos, respondi  minha professora, zombei dos  meus colegas da escola, rabisquei o muro.
Fiz um monte de coisa que não deveria fazer, mas estava revoltado porque meu pai chamou minha atenção, minha avó disse que eu deveria ser mais amigo dos meus irmãos, a professora queria que eu pedisse desculpas para os meus colegas, pois devemos ser mais companheiros e ninguém é melhor do que ninguém. E em algum momento da vida precisamos da ajuda dos outros. Mas estava revoltado da vida, pensei comigo... Quero mais que o mundo se dane!
Hoje de manhã antes de sair minha mãe pediu um beijo, eu disse que já estava grande demais para ficar dando beijo em mãe e sair batendo a porta. Não pedi desculpa aos meus irmãos, não pedir benção a minha avó, meus amigos ligaram, mas eu desliguei o telefone, que pessoas chatas vivem querendo conversar. O meu pai chamou, mas nem olhei para trás vai ver que quer brigar comigo de novo, mais adiante recebi a mensagem era o meu pai dizendo que me amava. Gostei de saber mais não voltei atrás depois teria tempo para respondê-lo.
 Sai pela estrada a fora revoltado da vida, brigado com todo mundo. De repente uuuuuuuuuuuuuuuuu Bu. Cai no chão e agora estão todos a minha volta, os bombeiros tentam me reanimar mais já é tarde já estou fora de mim, beijei minha mãe, mas ela não sentiu, pedi benção aos meus avós, disse ao meu pai que  o amava, falei com meus amigos que estava com saudades, pedi desculpas ao meus irmão e colegas da escola mas eles não me ouviram, até o meu cachorro parecia está chorando. E eu que ontem fiz tanta coisa errada e hoje queria dizer tanta coisa boa não tenho mais tempo, achei que teria a vida inteira, mas ela se foi. Queria uma segunda chance para dizer às pessoas que elas são importantes para mim e você já disse para as pessoas que você ama o quanto elas são importantes para você? FAÇA ISSO HOJE.
FAÇA ISSO TODOS OS DIAS DE SUA VIDA.
E SAIBA VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM!
                                                             ROSANE
Após a leitura e debate do texto os alunos fizeram o crachá, com o qual eles sairam da sala de leitura. Fiz um só para postar para vocês.


Por não ter cópias suficientes para os alunos eu os dividi em duplas para que todos acompanhassem a leitura.
Experiência: Ao trabalhar este texto, alguns alunos não demonstraram muita vontade de participar, já outros entraram na discussão deram exemplos de suas vidas. Um grupo de alunos, com três garotos, trouxeram para a sala de leitura uma outra atividade que o professor deles havia passado, e quando eu tentava traze-los para o assunto em questão, pareciam não dá importância, um em especial, o Ramon.Tanto que no final da aula eu pensei... Nossa! As vezes planejamos a aula, achando que vai tocar os alunos e não sai nada do jeito que pensamos.Não conseguir atingir totalmente os meus objetivos.Mas para a minha surpresa no dia seguinte o Ramon veio me entregar uma folha. Perguntei o que era e ele me disse:_É o texto que a senhora deu ontem, eu levei para tirar uma xerox e mostrar para o meu professor; o tio quase chorou.
E nesse momento quem quase chorou fui eu. Disse-lhe que o texto era dele.
Conclusão: Muitas vezes, achamos que não atingimos o nosso objetivo, e nos enganamos, porque nem sempre prestamos a atenção nas entrelinhas e nos sinais que nossos alunos nos dão com o seu silêncio.
O Ramon neste dia me ensinou esta lição.


A minha amiga Rosirene também trabalhou o mesmo texto, mas acrescentou a aula uma dinâmica envolvendo sentimentos.


Dinâmica: Eu quero

Desenvolvimento: o professor deve colar na testa de cada aluno um pedaço de papel com palavras ou frases relacionadas a sentimentos, por exemplo: Abraça-me. Beije meu rosto. Me de um sorriso. Segure a minha mão. Mas o aluno não deve saber o que está escrito em sua testa e apenas um aluno deve receber o seguinte dizer: Deixe-me.
Ao sinal do professor, os alunos devem executar o que está sendo pedido na testa do amigo.
Ao final cada um pode ler o seu papel e abre-se a discussão sobre o que eles sentiram, e aquele que foi deixado de lado como se sentiu sendo excluído do grupo?




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